EN

Publicações científicas

Revisão Sistemática

Será realizada uma revisão sistemática aprofundada para identificar os fatores individuais associados à suscetibilidade e à disseminação de notícias falsas. Esta análise informará a base teórica do projeto e contribuirá para a literatura científica internacional.

Artigo Científico

Será produzido um artigo científico, de revisão por pares, que apresentará os principais resultados do estudo FACTCHECK. Incluirá uma análise detalhada da capacidade da população portuguesa para detetar e partilhar notícias falsas, considerando variáveis psicológicas, sociais e digitais.

Apresentações em conferências

8 de maio de 2025 – IJUP

Bruno Silva, Carla Cardoso, Gilda Santos, Josefina Castro, Matilde de Vilhena, Margarida Santos, Samuel Moreira e Inês Guedes: FACTCHECK - Knowledge is Power: Towards a Comprehensive Approach to Diminish Fake News Spread and Susceptibility

9 de maio de 2025 – “Cibercrime e a Sociedade Digital: Desafios, Prevenção e Estratégias de Apoio”

Inês Guedes: Disseminação e suscetibilidade a fake news

Conferência final e eBook

Uma conferência final e pública será organizada no final do projeto para apresentar os principais resultados e outputs.

O evento vai incluir:

  • Painéis de discussão com membros da academia, decisores políticos, jornalistas e a sociedade civil;
  • Apresentação dos resultados do inquérito nacional e das recomendações políticas;
  • Workshops interativos para promover a literacia mediática, com o objetivo de reforçar as capacidades de pensamento crítico e o consumo responsável de informação;
  • Lançamento oficial do eBook em acesso aberto do projeto, compilando as principais ideias, as contribuições dos stakeholders e as estratégias para combater a desinformação.
  • Base de dados de notícias online acessível para investigadores

    Uma base de dados acessível de notícias online será criada com base nas imagens manipuladas de notícias utilizadas no questionário.

    Estará disponível gratuitamente para os investigadores interessados em realizar estudos experimentais no domínio da desinformação.

    Esta base de dados representa um importante output científico e social, promovendo a ciência aberta e permitindo novas investigações.