EN

KNOWLEDGE IS POWER: TOWARDS A COMPREHENSIVE APPROACH TO DIMINISH FAKE NEWS SPREAD AND SUSCEPTIBILITY

Este projeto representa o primeiro esforço de investigação em larga escala em Portugal para investigar simultaneamente a precisão (capacidade de detetar notícias falsas e de as distinguir das notícias reais) e a disseminação (ou propagação) de notícias falsas, incorporando um conjunto abrangente de fatores individuais e sócio contextuais para abordar estes fenómenos.

Para tal, será desenvolvido um questionário quantitativo rigorosamente concebido, incorporando um conjunto de fatores individuais (e.g., sociodemográficos, traços de personalidade, enviesamentos cognitivos, orientação política, mentalidade conspiracional) e socioculturais (e.g., literacia mediática e digital, confiança nas fontes de informação) para abordar estes fenómenos. Este inquérito será divulgado junto de uma amostra grande e representativa (N > 2500) que abrange várias faixas etárias, géneros e estatuto socioeconómico. Será também utilizada uma abordagem qualitativa, através de focus group com entidades cruciais relacionadas com o jornalismo que nos ajudarão a identificar variáveis relevantes para incorporar no questionário.

Estas evidências são fundamentais para visar grupos particularmente vulneráveis com medidas políticas adequadas, como campanhas de notícias falsas e alertas que possam, por exemplo, lembrar os espectadores e consumidores de notícias de informações potencialmente falsas.

Atividades

Atividade 1: Seleção das fotos
Esta atividade envolve a seleção de 50 notícias online, tanto verdadeiras como falsas, para medir a suscetibilidade e a predisposição para disseminar notícias falsas. As notícias abrangerão uma variedade de tópicos, como política, saúde e trivia. Todos os itens serão adaptados para se assemelharem a publicações no Facebook, a fim de aumentar a validade ecológica. A seleção será feita em colaboração com o Polígrafo, a principal organização de verificação de factos em Portugal. O objetivo é criar um conjunto de imagens realista e diversificado que constituirá também uma base de dados pública para investigação futura.
Atividade 2: Focus group
Serão realizados dois focus group com os principais stakeholders do jornalismo, da regulação dos meios de comunicação social e dos domínios académicos. Estas sessões têm como objetivo debater temas emergentes no domínio da desinformação e compreender como os profissionais concetualizam as notícias falsas e outros termos relacionados. Os participantes ajudarão a identificar as dimensões mais relevantes para explicar a suscetibilidade e a disseminação de notícias falsas. Os focus group irão também explorar possíveis estratégias para mitigar o fenómeno. Serão convidadas diferentes entidades a contribuir com os seus conhecimentos especializados. Os conhecimentos recolhidos servirão diretamente de base à conceção e ao conteúdo do questionário nacional do projeto e serão também incluídos no eBook final do projeto.
Atividade 3: Construção e administração do questionário
O questionário será desenvolvido em duas partes: (1) avaliação de notícias manipuladas e (2) medição de variáveis individuais e contextuais. Este inquérito integrará os conhecimentos obtidos na revisão da literatura e nos grupos de discussão. O objetivo é avaliar tanto a exatidão na deteção de notícias falsas quanto a vontade de as partilhar. Será feito um pré-teste do questionário e o mesmo vai ser depois aplicado a uma amostra representativa de 2,500 indivíduos em Portugal. Explorará fatores como a personalidade, as cognições, a mentalidade conspiracional e a orientação política. O feedback dos stakeholders orientará a versão final do instrumento.
Atividade 4: Conferência final
No final do projeto, será organizada uma conferência pública final para apresentar os principais resultados e outputs. O evento reunirá académicos, jornalistas, decisores políticos e a sociedade civil. Serão partilhadas as principais conclusões sobre a exatidão e a disseminação de notícias falsas. O objetivo é traduzir a investigação em recomendações concretas e implicações políticas. A conferência apresentará também a base de dados de imagens de notícias criada pelo projeto. Será um momento importante para a divulgação, o diálogo e a colaboração futura. O evento contará com o lançamento oficial do eBook do projeto, que será de acesso livre.