EN
Imagem

Inês Sousa Guedes (PI)

Doutora em Criminologia pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP) e Professora Auxiliar em Criminologia na mesma Faculdade É investigadora integrada no Centro de Investigação Interdisciplinar em Justiça (CIJ) e membro colaboradora do CEJEA da Universidade Lusíada, Porto. Faz parte do Conselho Diretor da Associação Internacional de Criminologia de Língua Portuguesa. Nos últimos anos tem sido palestrante em conferências nacionais e internacionais nas áreas do sentimento de insegurança, cibercrime e desinformação. Tem liderado projetos ligados à desinformação, fake news e vítimas de crime de ódio, financiados pela Universidade de Cardiff, pela Fundação La Caixa e pela Comissão Europeia. Na sua carreira, publicou mais de 50 artigos/capítulos de livros nacionais e internacionais em diferentes áreas da criminologia.

Imagem

Samuel Moreira

Licenciado, Mestre e Doutor em Criminologia pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP). É Professor Auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade Lusíada (FDUL) do Porto e Professor Auxiliar Convidado da FDUP, lecionando em todos os ciclos de estudo em Criminologia. Simultaneamente, é membro da Comissão Científica do Doutoramento em Criminologia da FDUP. É Investigador Integrado do CEJEIA (Centro de Estudos Jurídicos, Económicos, Internacionais e Ambientais) da FDUL e Investigador Colaborador do CIJ (Centro de Investigação Interdisciplinar em Justiça) da FDUP. As suas principais áreas de lecionação e investigação incluem a (in) segurança, o policiamento e o cibercrime.

Imagem

Carla Sofia Cardoso

Licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (1994), doutora em Ciências Biomédicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da universidade do Porto (2002). Professora Associada da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP), onde leciona nos três ciclos de estudo em Criminologia. É membro integrada do Centro de Investigação Interdisciplinar em Justiça (CIJ) da FDUP e membro colaboradora do Centro de Estudos Jurídicos, Económicos, Internacionais e Ambientais (CEJEIA). Participa em projetos e redes de investigação internacionais (e.g. GERN, ISRD-IV). Tem como principais interesses de investigação a criminologia experimental e laboratorial, criminologia biossocial e desenvolvimental, segurança urbana e policiamento.

Imagem

Gilda Santos

Doutora em Criminologia pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, onde também desempenha funções como Professora Auxiliar em Criminologia. No âmbito das suas atividades de investigação, é investigadora integrada do CIJ – Centro de Investigação Interdisciplinar em Justiça, sendo os seus principais interesses de investigação relacionados com a criminologia experimental, a delinquência juvenil, a prevenção desenvolvimental e a avaliação de programas. É, desde 2014, Secretária-geral da AICLP – Associação Internacional de Criminologia de Língua Portuguesa.

Imagem

Margarida Santos

Doutorada em Criminologia e Professora Auxiliar na FDUP. É investigadora no CIJ e no CEJEIA, integrando também a Comissão de Ética e a Comissão Científica do Doutoramento em Criminologia da FDUP. A sua investigação centra-se no desenvolvimento de comportamentos antissociais em jovens, na prevenção precoce e na justiça restaurativa. No último ano, coordenou o projeto PROTECT-C e participou ativamente em vários projetos de investigação financiados, incluindo o DISINFORMATION e o SUCCEED. Tem publicado em revistas científicas com revisão por pares e em livros, e participa regularmente em eventos científicos nacionais e internacionais.

Imagem

Josefina Castro

Mestre em Criminologia pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP) e Licenciada em Psicologia pela mesma Universidade. É Assistente Convidada na Faculdade de Direito da Universidade Lusíada - Porto, lecionando na Licenciatura em Criminologia. É investigadora do CIJ - Centro de Investigação Interdisciplinar em Justiça (Faculdade de Direito da Universidade do Porto) e do CEJEIA - Centro de Estudos Jurídicos, Económicos, Internacionais e Ambientais (Universidade Lusíada). As suas principais áreas de investigação incluem justiça juvenil, criminologia desenvolvimental, e sistemas de controlo social.

Imagem

Matilde de Vilhena

Licenciada e Mestranda em Criminologia na FDUP. Realizou o seu estágio curricular no CIJ, tendo já publicado artigos e participado em eventos com comunicações orais e posters. Tem vindo a desenvolver a sua investigação científica na área da desinformação e dos fatores de suscetibilidade à mesma, com enfoque na desinformação política. Além de ser o tema da sua dissertação, já publicou um artigo sobre a matéria, bem como a apresentou no IJUP, tendo ainda participado como oradora em aulas abertas e cursos sobre a mesma.

Imagem

Bruno Soares Silva

Bolseiro de investigação do projeto FACTCHECK desde março de 2025. Licenciado e Mestrando em Criminologia pela FDUP.

Imagem

Gustavo Sampaio (Advisor)

Jornalista e diretor-adjunto do “Polígrafo”. Anteriormente trabalhou nas redacções do jornal “O Independente”, da revista “Sábado” e do “Jornal Económico”. Ao longo de uma década publicou artigos em diversos órgãos de comunicação social, nomeadamente no “Público”, “Exame”, “Fact Magazine” (Londres), “Ponto Final” (Macau), entre outros. É licenciado em Jornalismo (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), pós-graduado em Direitos Humanos (Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra) e mestrando em Ciência Política e Relações Internacionais (Universidade Católica Portuguesa). Foi locutor e realizador de programas na RUC – Rádio Universidade de Coimbra. Também é autor de livros de investigação jornalística como “Os Privilegiados” (2013), “Os Facilitadores” (2014), “Porque Falha Portugal?” (2016) ou, mais recentemente, “Os Políticos São Todos Iguais! Assalto à Democracia pelo Culto do Vídeo-Populismo” (2025).